Clemens Krauss
MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, June 17 – August 3



german | english

Clemens Krauss, Aufwand/Display


Através do projeto "Aufwand/display" de Clemens Krauss será concebida a mais complexa de suas instalações  temporárias. O artista fará uso de uma superfície de 8 x 30 m por um periodo de aproximadamente quarto semanas para conceber uma pintura sobre a parede do Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.

"Aufwand/Display" existirá somente pelo período de duração da exposição e justamente este caráter efêmero da pintura muralista vem a ser essencial para este projetos. Disposição da obra seguida por sua complexidade e apresentação, acompanhados pela  produção e função da obra em si serão envolvidos em um discurso mútuo simultâneo.

O projetos "Aufwand/Display" não vem a ser somente uma instalação temporária extensa no espaço museológico, mas também uma análise crítica desta pintura complexa composta por seus protagonistas, os contextos diversos que esta envolve e também a obra em si. Todos elementos formarão o conteúdo da obra "Aufwand/Display".

Há uma constelação assimétrica que ocorre quando um artista internacional como Clemens Krauss realize uma obra envolvendo tantos recursos espercíficos. O artista foi convidado para efetivar esta obra pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, uma instituição pública na América Latina, sendo qua a assimetria da obra é expressada pelo próprio trabalho – de forma metafórica pela injustice social representada pela escala dupla de "desperdício" que a obra implica: material e espaço a ser ocupado.

"Aufwand/Display" tem a função de ativar  argumentos intelectuais com condições pré-estabelecidas se tornando uma plataforma de disposição social e política do "zeitgeist" atual.

Ao invés de pleitear o interesse subjetivo individual, este projetos acentua uma simples fisicalidade – a reduçãao da escala do corpo humano como um símbolo de desintegração. A disposição demográfica desigual em países como o Brasil é representada nesta pintura muralista, a qual ocupa intencionalmente somente 2/3 de toda superfície.

A pintura da série "Das Körperkörper-Problem" se apresentará no projeto "Aufwand/Display" explicitamente através de corpos e poses extraídas do contexto social da metrópole e fenômenos contemporaneos como tolerância e ignorância, fanatismo, discriminação e violência assim como guerras criminosas, ou simplesmente movimentos de massa. A obra pictórica, fotográfica e performática de Clemens Krauss se baseia na mímica humana caracterizada por movimentos e poses de contextos politicos, sociais ou do contexto historic como inspiração para suas representações.

Clemens Krauss representa e simula atitudes e caracteres apropriados da mídia cotidiana. Ele assume poses retiradas da grande constelação de imagens mediativas da atualidade, como por exemplo imagens e reportagens do Oriente Médio ou mesmo a violência globalizada das grandes metrópoles. Como resultado temos corpos isolados , os quais passam a ser recombinados e distribuídos sobre um fundo neutro. Estes corpos individuais pintados assumem em termos de interação e comunicação entre os mesmos uma certa ambiguidade:  solidão e convívio de massa, agressão e defesa, intimidade, afeição, status e poder passam a ser temas vigentes na nova interação criada pelo artista. As pessoas ou "corpos" extraídos da mídia, os quais inspiram a pintura de Clemens Krauss permanecem anônimos e fragmentados. No final é difícil identificar e conectá-los com os contextos originais de sua precedência. Os seres quase que abstratos mantém sua identidade somente através do relevo criado pela intensidade do material aplicado.

A instalação muralista apesar de ser complexa, bem elaborada e executada será vigente somente no período de duração da mostra "Aufwand/Display", antes de ser destruída no processo de desmontagem da exposição.

Dentro de um contexto comercial este ato efêmero se refere à situação atual das obras de arte e do Mercado, analisando as condições de oferta e procura.

Em termos do context museológico a natureza efêmera da instalação se refere à realidade das instituições como um local de controvérsias. Hoje em dia contudo os museus se vêm pouco respaldados por recursos públicos acabando não tendo verba própria para ampliar seus acervos. Ao mesmo tempo os museus desempenham um papel muito importante na definição da importância das obras no mundo das artes, indicando e reforçando desta forma o valor das obras para o mercado. Ironicamente a mesma instituição que dita a importância da obra de arte não é capaz de adquiri-la para seu próprio acervo. Como resultado os museus se vêem cada vez mais dependentes de colecionadores privados ou patrocinadores, os quais aumentam o valor de sua coleção privada ao emprestá-la para museus ou ao adquirir obras já expostas nos museus.

A obra "Aufwand/Display" existe exclusivamente no período de duração da exposição tendo um tempo de vida pré-estabelecido celebrando sua existência sem ter a chance de ser incluída em problemáticas contextuais como as mencionadas acima. Ela surge, existe por um curto período de tempo e desaparece no espaço.

Após a realização das pinturas efêmeras em uma série de instituições como  "Aufgang" na Haus am Waldsee em 2006 em Berlim, "Untitled" no Heildelberger Kunstverein em 2007, "21+4Bodies" no Stedelijk Museum für aktuelle Kunst em Genf também em 2007 será concebida a obra "Aufwand/Display" para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro como o quarto projeto temporário de um ciclo apresentado em instituições de renome.

Tereza de Arruda, Kuratorin, Berlin, May 2008


Clemens Krauss CV [pdf]

MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
[visit website]
Exhibition period: June 17 - August 3, 2008