José De Quadros sobreVIVER
SESC Pompeia, Sao Paulo, Brazil, Oct 7 – Dec 19, 2010


download sobreVIVER exhibition brochure [pdf]

A mostra de José De Quadros sobreVIVER, elaborada para o SeSC Pompeia, é a mais abrangente de sua carreira, unindo um compêndio de sua produção dos últimos doze anos. Suas pinturas são produzidas tanto em São Paulo quanto na cidade de Kassel, na Alemanha, onde estudou e vive há mais de vinte anos. Mesmo assim, mantém presença constante em renomadas instituições brasileiras, tendo apresentado mostras individuais em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis e João Pessoa, entre outras cidades.

A experiência bicultural e simultânea faz com que José De Quadros se readapte a cada temporada, a cada mudança de ateliê e a cada vivência ao cruzar o Oceano Atlântico. Essa vida bilateral permite a ele visualizar ambos os contextos, quer como protagonista atuante, quer como observador distante, percorrendo diversas camadas de vivência e de observação crítica social e pessoal.

Toda essa experiência é transposta para sua pintura. Incansáveis camadas de tinta a óleo aplicadas sobre as telas defendem explicitamente uma dupla tendência: velar e revelar relatos históricos e pessoais aí encravados. O desenho fazse sempre presente através de contornos sutis, transpostos para a superfície pastosa e intensa da tela. As representações são espaçadas e bem definidas, graças à força dos traços individuais a atuar como cicatrizes, testemunhas de um passado remoto ou até mesmo recente. As pinturas são concebidas basicamente a partir de dois elementos: um fundo muitas vezes de cores pastéis imersas em camadas de branco agindo como uma névoa a nivelar todo o cenário; no primeiro plano, os desenhos como protagonistas minimalistas selecionados pelo artista a assumir o papel de destaque em suas narrativas pictóricas. Em séries mais recentes e produzidas principalmente em São Paulo, os fundos são monocromáticos, assumidos por cores quentes concebidas ainda pela junção de dinâmicas pinceladas individuais.

O desenho sobre papel também é um elemento presente na produção recente de José De Quadros. Uma casualidade colocou em suas mãos relíquias da história alemã – exemplares originais dos jornais Völkischer Beobachter, Hessische Post, entre outros, datados de 1931 a 1948. Neles encontrase todo o relato da ascensão e queda do sistema nazista narrado por fontes locais, em tempo real, e por testemunhas oculares dos acontecimentos. Os originais desses jornais passam a ser suporte de uma série inédita de desenhos de insetos e vegetais; estes são extraídos de diversas referências, principalmente de material didático escolar alemão, editado entre 1910 a 1960; além de materiais de imprensa, antigos e atuais.

A produção de José De Quadros iniciouse por um percurso autodidata ainda no Brasil. Um longo caminho levouo à Alemanha, onde ingressou na Faculdade de Artes Plásticas de Kassel, formandose em 1998, com especialização em pintura com o professor Kurt Haug. Ambas as cidades onde vive, tanto São Paulo quanto Kassel, sediam duas das mais importantes exposições de artes plásticas – a Bienal de São Paulo e a Documenta de Kassel. Frequentador assíduo desses contextos, José De Quadros sempre saciou nestas fontes sua sede, através de seu olhar curioso e sensibilidade aguda, do universo da arte contemporânea nacional e internacional. Ainda nestes contextos, foi assistente de Anselm Kiefer, Cildo Meireles e Tunga, entre outros.

Independentemente de todo o entorno que compõe uma carreira artística, há somente um local intacto, no qual se encontram todas as verdades, incertezas, ideias e motivação do processo de criação – o ateliê. Na obra de José De Quadros, seu ateliê assume, em diversos momentos, a figura central de sua produção, ligada a acontecimentos, momentos e perspectivas por ele vivenciadas e, portanto, materializada por esse elemento.

Esta mostra é concebida em diversos núcleos simbolizados por séries distintas demarcadas claramente pelo artista e aqui apresentadas obedecendo a certa cronologia: Hannah Arendt, Fênix, Jogos De Armar, Kassel Atelier, Atelier São Paulo e Melancolia.

Tereza de Arruda, curator, August 2010



SESC Pompeia [visit website]
Rua Clélia, 93 05042-000, São Paulo, Brazil
Exhibition Period: October 7 – December 19, 2010