China: Construction / Deconstruction – Chinese Contemporary Art
MASP - Museu de Arte de São Paulo, Nov 18, 2008 - Feb 15, 2009



Wang Qingsong, Yin Zhaoyang, Chen Bo, Wang Chengyun, Ma Jiawei, Qiu Xiaofei, Ai Weiwei, Yin Xiuzhen, Xiong Yu, Zhou Wenzhong, Mao Yan, Liu Ding

download exhibition catalogue, in english and portuguese [pdf]
download exhibition design [pdf]


Uma exposição de arte contemporânea chinesa especialmente concebida para um museu brasileiro. Assim é China: Construção/Desconstrução, que traz ao público a partir de 19 de novembro 50 obras de dezessete artistas contemporâneos chineses, grande parte concebidas especialmente para a mostra. Instalações, telas, fotografias e esculturas vão compor o espaço, complementado também por um vídeo lounge e uma obra conceitual interativa do artista Liu Ding. A exposição fica em cartaz até 15 de Fevereiro.

As 45 obras refletem um recorte da produção atual da arte contemporânea produzida na China, respaldada em obras de artistas internacionalmente reconhecidos, além de outros emergentes que representam a internacionalização não somente da produção artística, mas também do elo entre o Oriente e Ocidente. Com curadoria de Tereza Arruda, a exposição reúne Wang Qingsong, Yin Zhaoyang, Chen Bo, Wang Chengyun, Ma Jawei, Qiu Xiaofei, Ai Weiwei, Yin Xiuzhen, Xiong Yu, Zhou Wenzhong, Mao Yan e Liu Ding. O vídeo lounge exibirá permanentemente uma série de sete de obras em videoarte dos artistas Miao Xiaochun, Song Dong, He Yunchang, Qing Ga e Zhou Yiaohu. Esta diversidade de produção leva ao público brasileiro o potencial de inovação e renovação dos artistas chineses, muitos deles se destacaram em um primeiro momento pela pintura, seguindo pela fotografia, vídeo e instalação, os quais diversificam sua linguagem artística em um amplo leque de atuação.

O artista Liu Ding apresentará a obra conceitual Liu Ding´s Store, que simula uma loja na qual são vendidas telas inacabadas produzidas por artesãos que trabalham na realização de cópias de obras-primas. O processo de execução dos quadros é similar à produção de uma fábrica: cada um dos funcionários é responsável por pintar somente um item de cada tela, como uma árvore, o céu, o mar, etc. O visitante que estiver interessado em adquirir uma cópia de pintura pode escolher entre 10 elementos diferentes e somente possuirá a obra se obter as 10 partes que a compõem. Cada tela tem um valor e o dinheiro adquirido é revertido para o próprio projeto a fim de pagar os artesãos para produzirem novas telas e repor o estoque da "Liu Ding´s Store". Por meio desta obra, Liu Ding faz uma análise crítica bem-humorada sobre as diversas características da sociedade chinesa e também do mercado de arte.

Tereza de Arruda, curator


download press release [portuguese]


MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César, São Paulo, Brazil
Exhibition Period: November 18, 2008 - February 15, 2009