Eixo Brasília – Linha Imaginária
Curator's Choice program, Art Frankfurt 2003



Clarissa Borges, Serie "O turista censurado"




Ralph Gehre, medos esticados , photo, 2002


Artistas selecionados da mostra EIXO BRASÍLIA: Ana Miguel, Andréa Campos de Sá, Chico Amaral, Cila Macdowell, Clarissa Borges, Elyeser Szturm, Gê Ortof, Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos, Joaquim Paiva, José Eduardo Garcia de Moraes, Karina Dias, Marta Penner, Milton Marques, Ralph Gehre e Walter Menon.

Projeto de Intercambio Cultural Linha Imaginaria: idealizado e coordenado desde 1997 por Monica Rubinho e Sidney Philocreon


Eixo Brasília – Linha Imaginária é um projeto concebido para a realização de uma mostra especial sobre a arte contemporânea brasileira durante a ArtFrankfurt 2003.

A mostra surgiu a partir de um convite da Feira de Arte de Frankfurt, na Alemanha, no âmbito do programa Curator's Choice/2003, para o qual convidou a curadora Tereza de Arruda a idealizar um projeto especial sobre arte contemporânea brasileira, que será realizado em co-curadoria com Karla Osorio Netto.

A mostra EIXO BRASÍLIA pretende apresentar características culturais brasileiras a partir da produção artística brasiliense. A cidade, criada de forma artificial e planejada, já possui alma própria, que pode ser parcialmente transposta através desta ampla exposição com 15 (quinze) artistas natos ou residentes na cidade há mais de 20 anos. A curadoria selecionou artistas que trabalham com técnicas como vídeo, fotografia e/ou tecnologia. A escolha foi justamente pela ligação com uma linguagem direta e imediata, a qual transpõe, através de poucos meios, um vasto conjunto de características locais, documentadas e transpostas pelas obras apresentadas. 
O projeto Linha Imaginaria estará participando da feira através da divulgação de suas exposições até então realizadas dentro do código estabelecido pelas constantes ações deste grupo. Criado em 1997 por Sidney Philocreon, o o projeto é organizado em parceria pelo próprio e por Mônica Rubinho. Por este grupo, mais de 500 artistas já expuseram nestes seis anos de existência, compondo um vasto currículo que pode ser acessado através do site www.linhaimaginaria.hpg.com.br, e sempre trabalhando em forma coletiva. Será editado um cd-room com o histórico e mostras do Grupo para ser lançado na ArtFrankfurt 2003.

Curadoria: Tereza de Arruda
Co-curadoria da vertente de Brasilia: Karla Osorio Netto


download press release [pdf]