Nina Fischer & Maroan el Sani, A memória do concreto
MAMAM no Pátio, Brazil, February 28 — April 27, 2013


exhibition poster

The Rise, 2007

The Line, 2010

Klub 2000, 1998

Familyland, 1996

Lumber, 1997

See you tomorrow, 2001



Os artistas alemães Nina Fischer e Maroan el Sani apresentam sua obra pela primeira vez no Brasil em uma mostra individual do MAMAM no Pátio em fevereiro de 2013.

Os artistas trabalham sempre em parceria na efetivação de sua obra artística, a qual é focada principalmente na produção de filmes e vídeos que lidam com temas da contemporanidade. Nesta mostra concebida para o MAMAM no Pátio fizemos uma seleção ampla de suas obras a fim de apresentar ao público brasileiro este vasto compêndio. Além disto durante a estadia no Recife os artista conceberão uma nova obra resultado da vivência deles neste local até então desconhecido para os dois, pois esta é a primeira vez que os artistas vão ao Brasil.

A produção artística de Nina Fischer e Maroan el Sani se desenvole em um amplo contexto geográfico porque eles trabalham de forma nômade a desbravar e interagir em contextos distintos. Nos últimos anos eles realizaram e expulseram suas obras com grande intensidade na Europa e Ásia, a América Latina passa a fazer parte do universo artístico dos dois a partir desta mostra.


Obras a serem expostas:

The Rise/ O aumento
HD / 35 mm, 16:9,17 min., loop, cor, Dolby Digital, 2007

"O Aumento" mostra o estranhamento, a fragilidade, o imprevisto, que se esconde diretamente sob a superfície excitante do ambiente moderno. Momentos em que a fragilidade da camada de civilização é perceptível. Os artistas querem com esta obra focar na relação complexa entre a linguagem visual de um edifício, seus efeitos psicológicos e a realidade político-econômico em que ela funciona. Um protagonista anônimo vivência a paisagem urbana do topo de um prédio tendo aí a perspectiva de pássaro para o extrair de seu contexto usual de vida. Por um lado a altura lhe dá uma certa leveza e distânciamento do sufocamento urbano, por outro lado é neste momento que ele percebe quão frágil é sua existência diante da magnitude e artificialidade urbana criada pelo ser humano.

The Line/A Linha
HD, colour, stereo, 12:37 min., 2010

"A Linha" gira em torno da perda de identidade que ocorre quando uma comunidade perde seu local de trabalho principal e atividade tradicional ligada a este contexto. O filme nos lembra que os modelos digitais de hoje tornar processos de trabalho invisível e transferi-los para fora de seu contexto é algo usual. Explorando o vazio, deixado para trás neste espaço urbano, com um futuro desconhecido, o filme capta a tensão que o futuro incerto abriga e carrega em si. Esta é uma das grandes síndromes da globalização na qual as pessoas estão constantemente à procura do outro como uma forma de padronização ou adaptação a novos moldes impostos pela mudança constante de hábitos e crenças na sociedade contemporânea

Sayonara Hashima
HD,16:9, cor, stereo, 17:25 min.

"Sayonara Hashima" é um filme sobre uma ilha deserta no Japão, que tinha uma mina de carvão no passado, mas é mais popular hoje em dia como uma ilha fantasma de mangás e videogames criados para os jovens atuais. O filme visualiza a mudança na memória coletiva e a ficção construída com base nesta memória remota e fictiva, sendo esta transferida de geração em geração, uma vez que não há mais muitos protagonistas vivos, os quais vivenciaram em si a existência da Ilha como um local habitado e com vida cotidiana.

Apresentação de uma seleção de filmes sobre Berlim em um monitor em Loop.
Incluindo os seguintes filmes: Klub 2000, Familyland, Lumber e See you tomorrow

Klub 2000
- rom, paris, marzahn
curta metragem, 16 mm, cor,
11 min., stereo, German OV, subtítulo em inglês, 1998

O filme se passa na Berlim recém pós-muro passando por todas as transformações possíveis e imagináveis no âmbito social, econômico e poliítico. A narrativa se passa em uma manhã de segunda-feira, depois de mais uma noite percorrendo os clubes da cidade lovalizados no bairro do Mitte, seus protagonistas o DJ Poge e sua namorada Dani seguem para a periferia da cidade em direçnao do bairro pré fabricado da cidade chamado Marzahn. Após uma noite desgastante pelos clubes de Mitte, os protagonistas estão certos de que o futuro da cidade está justamente para acontecer na periferia em um bairro como Marzahn plenamente habitacional e de proletários. Eles estnao a busca de novos caminhos temendo o processo de gentrificação que haveriua de acontecer no centro de Berlim nos anos seguintes da Reunificação do país.

Familyland/País Familiar
curta metragem, 16 mm,
cor, 11 min., stereo, Alemão OV, 1996

Este filme retrata as alterações sociais de Berlim no período pós muro. Em plena década de 90 o filme relata o episódio de uma famßilia de classe média, a qual almeja ser um protótipo de família inovadora, uma espécie de modernos da nova sociedade alemã. Nesta obra os artistas transpõe uma visão irônica sobre as transformações sociais resultado da rápida mudança de Berlim e de seus habitantes tentando acompanhar em rítmo acelerado este processo.

Lumber/Cacareco -Hab' Sonne im Herzen
curta metragem, Beta SP,
cor, 14 min, stereo, Alemão OV, 1997

Filme sobre um protagonista único da Berlim contemporânea. Se trata de um maníaco em programas de rádio, cujo mundo real é somente o rádio. Quando le está em casa tenta conquistar uma namorada através de um programa de rádio cujo prêmio é uma viagem para os dois ao Mar do Sul. Porém desta vez o concurso deve ser "ao vivo" e ele tem que enfrentar a verdade física e paupável. Vista irônica entre a realidade virtual e a real, contraste este presente cada vez mais no cotidiano das pessoas.

See you tomorrow/Te vejo amanhã
curta metragem, 16 mm, cor,
15 min., stereo, alemão / inglês OV, 2001

Leonard, um jovem gerente, está trabalhando para a campanha da nova imagem de Berlim "New Berlin". Seu chefe lhe pede para mostrar a filha de um investidor japonês no centro. Mas a nova Berlim está longe de ser perfeita. Em vez disso fanáticos do apocalipse tentam estragar a imagem, a qual deveria ser inicialmente impecável. Ainda mais porque a menina não gosta do papel que está exercendo e preferia ver outras coisas ao invés de participar desta iniciativa. Frustrado pelas imperfeições da Nova Berlim depois de anos de trabalho, Leonard é levado a um estado de desespero e raiva.

See related press reviews.

MAMAM no Pátio [visit website]
Pátio de São Pedro, Casa nº 17, São José - Recife - PE, Brazil
Exhibition Period: February 28 — April 27, 2013