Marlene Almeida: Tempo para o Destino
MUBE, Sao Paulo, Brazil, May 7 — 26, 2013




Tempo para o Destino da artista Marlene Almeida no MUBE-Museu Brasileiro da Escultura traz ao público paulistano a produção mais recente da artista exposta em 2012 na Usina Cultural Energisa em João Pessoa, cidade onde a artista vive e produz incansavelmente na sua busca e relação com os elementos naturais predominantes em sua produção artística há mais de 40 anos. Todo seu universo é voltado para a Terra e sua importância essencial e temporal em nossa vida!

Tempo para o Destino é também o título de uma das obras expostas nesta mostra e é uma menção às incertezas da vida, cujas distâncias, tanto temporal quanto geográfica, perdem sua importância. Segundo a artista “A exposição Tempo para o Destino se apropria, nos monitores dos vôos internacionais, do aviso do tempo que falta para chegar ao próximo aeroporto: time to destination”. Fora do contexto e sem a informação de tempo restante, a expressão passa a indicar um destino desconhecido, incerto, sem data ou horário previstos. Que destino? O meu? O seu? O de todos?

Na série Varas de Sombra composta de tubos de tecido de algodão preenchidos com areia há uma alusão à primitiva forma de medir o tempo, com as sombras, modo anterior às clepsidras e ampulhetas. Nesta série, a artista chama a atenção para o fator temporal, que por si só, transforma preciosidades naturais. Os tubos são preenchidos com areia, que não corre como nas ampulhetas, pois os mesmos estão fechados, e assim representam um dos desejos mais fortes da humanidade: parar, ou controlar o tempo. Os corpos das esculturas são em parte, feitos de algodão cru ou tecido metalizado, como no caso da obra Tempo Voraz.

Elementos naturais como sementes, raízes, caminhos, são recorrentes na sua obra, pois simbolizam o início ou fim da vida, como é o caso das pinturas incluídas na mostra que remetem a restos vegetais. O olhar treinado de Marlene Almeida está sempre pronto para captar protagonistas silenciosos da natureza e os traz à luz através de sua obra.
Tereza de Arruda


MuBE – Museu Brasileiro da Escultura [visit website]
Avenida Europa, 218, São Paulo, Brazil
Exhibition Period: July 3—29, 2012